Embaixada de Portugal em Israel

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

Bem-vindo ao site da Embaixada de Portugal em Telavive!

Esperamos que a informação aqui disponibilizada seja útil e contribua para reforçar o relacionamento entre Portugal e Israel.

Artigo do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas - «O orgulho de ser português»

10 de Junho de 2017

O orgulho de ser português

No dia 10 de Junho celebra-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Neste 10 de Junho de 2017, cujas cerimónias oficiais têm epicentro nas cidades do Porto, São Paulo e Rio de Janeiro, celebra-se também uma época de otimismo que envolve o país e reforça o orgulho de todos os que vibram com o sucesso de Portugal.

A vitória da seleção de futebol no Euro 2016, a eleição de António Guterres para Secretário-Geral das Nações Unidas, a vitória de Salvador Sobral no Festival da Eurovisão, a eleição das cidades portuguesas nos rankings do Turismo, o posicionamento cimeiro das universidades nacionais nos rankings mundiais de excelência no ensino, na investigação e na ciência, são apenas alguns dos exemplos mais recentes do início de ciclo virtuoso que o país está a viver.

Não menos relevante, a nível político, devo sublinhar a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo, com a obtenção, em 2016, de um valor do défice orçamental de 2% do PIB; ou até o crescimento de 2,8%, registado no primeiro trimestre deste ano graças, sobretudo, às exportações e ao investimento; e sem esquecer a substancial redução da taxa de desemprego com a evidente criação de oportunidades de trabalho no nosso país.

A estas conquistas políticas permitam-me que adicione a obtenção de alguns objetivos atingidos nas matérias que me dizem diretamente respeito. É que também nas Comunidades Portuguesas há, este ano, razões de satisfação.

Destaco a entrada em funcionamento do ato único de inscrição consular, em Barcelona. Até 2019, teremos condições de alargar esta mudança de paradigma nos serviços consulares à grande parte da rede externa do MNE. Com o desenvolvimento deste projeto os cidadãos só têm que fazer uma inscrição consular mesmo que mudem de localidade ou de país.

Enalteço a aprovação em Conselho de Ministros, aguardando a concordância dos partidos na Assembleia da República, do recenseamento automático que representa o reconhecimento de um direito fundamental àqueles que, todos os dias, afirmam Portugal no mundo, garantindo-lhes as mesmas condições no recenseamento que estão asseguradas aos portugueses em território nacional, tornando-o automático e vinculado à morada do Cartão do Cidadão.

Recordo ainda que foi aprovado o Decreto-Lei que altera o Regulamento da Nacionalidade Portuguesa procedendo-se à simplificação do processo de atribuição e aquisição da nacionalidade, tornando-o mais justo e célere, mas sem que se coloque em causa o rigor do mesmo.

Posso ainda referir a entrada em funcionamento dos “Espaço do Cidadão”, em Paris e em São Paulo; a aplicação “Registo Viajante” que dá maior garantia de apoio e proteção consular aos portugueses em mobilidade; a criação da plataforma de ensino da língua portuguesa à distância, denominada “Português Mais Perto”, numa parceria entre o Camões, I.P., e a Porto Editora, tendo em vista criar condições de contato e de aprendizagem da língua portuguesa aos filhos de uma jovem geração que, estando em mobilidade por razões essencialmente profissionais, mantém a vontade de regresso ao País.

Neste 10 de Junho que celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas há novas razões para reforçar o orgulho de sempre.

José Luís Carneiro

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

O orgulho de ser português

Valter Hugo Mãe na Feira do Livro de Jerusalém 2017

A Feira do Livro de Jerusalém vai decorrer de 11 a 15 de junho de 2017. Valter Hugo Mãe, um dos mais destacados autores portugueses da atualidade e igualmente apreciado pelo público israelita vai representar Portugal. O autor participa no evento graças ao apoio do Camões, I.P.

No dia 14 de junho, às 18h30, a programação do evento inclui um “Café Literário” com Valter Hugo Mãe e o escritor israelita Eshkol Nevo, no auditório da Feira do Livro de Jerusalém. A conversa literária, aberta ao público, contará com a presença de vários convidados, entre escritores, editores, jornalistas e bibliófilos.

Valter Hugo Mãe, convidado pelos organizadores da Feira do Livro de Jerusalém – um evento bianual que decorre desde 1963 - e pela Embaixada de Portugal em Telavive, tem a sua obra traduzida em muitas línguas, entre elas o hebraico. O seu livro “A Máquina de fazer espanhóis” mereceu um prestigiado acolhimento em Israel.

http://www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/noticias/18162-valter-hugo-mae-na-feira-do-livro-de-jerusalem

 

Contactos

3 Daniel Frisch Street
Telavive Israel 64731
(Embaixada)
(00972) (0)3 6956372 (Embaixada)
(00972) (0)3 6956373 (Embaixada)
(00972) (0)3 6956361 (Embaixada)
telavive@mne.pt (Embaixada)
sconsular.telavive@mne.pt (Secção Consular)

Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

                                      

AntonioGuterres

                                                                            Antonio Guterres,candidato a Secretário Geral das Nações Unidas                                                                                                              

sefa

portaldascomunidadesportuguesas

logo rep portuguesa

president

logo AR

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

prevenção