Mensagem de Boas Vindas

Tel Aviv panorâmica Junior menor

Bem-vindo ao site da Embaixada de Portugal em Telavive!

Esperamos que a informação aqui disponibilizada seja útil e contribua para reforçar o relacionamento entre Portugal e Israel.

Mais notíciasNotícias

New Building

Embassy of Portugal

28, HaArba St. 

Southern Tower, 26th Floor, Tel-Aviv

                                                                                                                                                              NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL

 

 

Nota El Pais

 

 

“Ao completar-se um mês desde o desaparecimento do nosso querido amigo Nathan Mucznik que durante longos anos desempenhou as funções de Cônsul Honorário de Portugal em Telavive, e em sua homenagem,  partilhamos com os nossos compatriotas e os nossos amigos israelitas, um texto elaborado para esta  ocasião pela sua irmã Esther Mucznik, bem como uma reprodução do documento oficial atestando a qualidade de Comendador da Ordem do Mérito, condecoração que com tanto orgulho o Senhor Nathan Mucznik recebeu.”

                                                                                                                         João Bernardo Weinstein

                                                                                                                                 Embaixador

 

“Nathan Mucznik, foi Cônsul Honorário de Portugal em Israel.

Abriu o Consulado de Portugal em Telavive em 1988, mantendo-o às suas custas, até à vinda do primeiro Embaixador residente, João Quintela Paixão, em 1991. Nesse mesmo ano, em plena “Guerra do Golfo” e sob a chuva ininterrupta de misseis iraquianos, Nathan negociou pessoalmente com o Egipto a transferência voluntária de centenas de trabalhadores portugueses para daí regressarem a Portugal. “Na altura”, lembra numa entrevista feita em 2003 à Revista TIKVÁ da Comunidade Israelita de Lisboa, “trabalhavam em Israel operários portugueses, que estavam bastante desorientados com toda aquela conjuntura. As ameaças e os ataques sucediam-se e todas as instruções que eram dadas eram-no em muitas línguas, mas não em português. Eles não sabiam o que fazer. Comecei, por isso, a organizar a saída dos operários…” O pedido de evacuação dessas pessoas para o Cairo veio do então Ministro dos Negócios Estrangeiro de Portugal, João de Deus Pinheiro.  Ajudado pelos filhos, Nathan Mucznik organizou e acompanhou pessoalmente a operação, alugando numerosos autocarros que os levaram até ao Cairo de onde embarcaram para Lisboa num avião da Força Aérea Portuguesa vindo da Turquia.

Por motivos profissionais, Nathan viajava frequentemente para fora de Israel. Numa das suas viagens, leu a biografia de Aristides de Sousa Mendes, “Um Homem Bom”, de Rui Afonso, que o impressionou profundamente: “Não fiz nada que se parecesse com a sua acção,” dirá mais tarde, “mas a sua história comoveu-me e inspirou-me”… Pela sua dedicação a Portugal, foi condecorado pelo Estado Português com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito a 31.10.1991.

Nathan Mucznik nasceu em Lisboa em a 23 de Março de 1930. Casou em 1952 com Sonia Halpern e em 1967 foram viver para Israel já com quatro filhos. Mas Portugal ficou sempre no seu coração e na sua acção. Faleceu a 14 de Maio de 2020 “

 

Esther Mucznik

Junho 2020

Nathan_Mucznik_3.jpg

Contactos

32, HaArba Street
Southern Tower, 26th floor, Tel-Aviv
Israel 6473925

(00972) (0)3 6956372
(00972) (0)3 6956373
(00972) (0)3 6956361
telavive@mne.pt (Embaixada)
sconsular.telavive@mne.pt (Secção Consular)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

                                      sefa

portaldascomunidadesportuguesas

logo rep portuguesa

president

logo AR

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

prevenção